Formação em Psicoterapia Integrativa de Reprocessamento do Trauma Modelo Aleceia
A Psicoterapia Integrativa de Reprocessamento do Trauma, fundamentada no Modelo Aleceia, integra o que há de mais atual na psicotraumatologia, combinando contribuições da neurociência — como Teoria Polivagal, Neurobiologia Interpessoal e Epigenética — com estratégias de regulação emocional, trabalho com partes internas, mindfulness e uma abordagem compassiva da experiência humana. As intervenções realizadas pelos terapeutas formados neste modelo são eficazes e adequadas aos níveis fisiológicos e psicológicos (afetivos, cognitivos e comportamentais) de funcionamento, bem como à dimensão espiritual da vida.
Em fevereiro de 2026, terá início a 1ª Turma Aleceia Brasil, com todo o conteúdo traduzido e adaptado para o português.
O curso será ministrado por nós, psicoterapeutas e supervisoras formadas nos três níveis do Modelo Aleceia, com ampla experiência em psicoterapia do trauma.
Essa formação oferece um programa cumulativo e integrador, pensado para psicólogos e psiquiatras que desejam aprofundar a compreensão dos traumas complexos e aprimorar significativamente sua prática clínica.
O que norteia o Modelo Aleceia é acima de tudo a crença de que cada sistema vivo tem a sua própria inteligência e que, dadas as condições de segurança adequadas, o cérebro tem a capacidade de se curar. As intervenções do terapeuta, formado por este Modelo, são eficazes e adequadas aos níveis fisiológicos e psicológicos (afetivos, cognitivos e comportamentais) de funcionamento, como também à dimensão espiritual da vida.
A Presença do Terapeuta e o Mindfulness Interno e Relacional, com o que pertence à dimensão humana, são elementos chave ao longo da formação neste Modelo de atuação e intervenção psicoterapêutica. Desta forma, a “integração” da experiência, dissociada da consciência, ou registrada de forma incompleta acontecerá ao longo do processo terapêutico, de forma gentil e efetiva.
Portanto, a atitude terapêutica será sempre a de não violência, segundo Ron Kurtz, oferecendo uma atmosfera de aceitação amorosa que permite à pessoa sentir a segurança para explorar e acessar as camadas mais profundas de sua experiência.
Neste Modelo entende-se a psicoterapia voltada para traumas como um tratamento de natureza psicológica que, a partir das manifestações psíquicas ou físicas do sofrimento humano, promove uma atitude de escuta e auto-escuta da experiência que ainda contém dor. É através dessa escuta com plena consciência que se revela a história pessoal que ainda não havia sido transformada. Este processo de transformação conduz a uma nova forma de se perceber, de sentir e de se relacionar com o mundo, conseguindo mudanças ou modificações de comportamento, adaptação ao ambiente, saúde física e mental, integração da identidade psicológica e bem-estar da pessoa e dos grupos com os quais interage.
Nível 1
10 módulos mensais de 8 horas (aos sábados) + monitoria mensal de 2 horas.
Conteúdo Programático: Modelo Aleceia Brasil
Módulo 1 – Princípios na Psicoterapia do Modelo Aleceia e Métodos de Trabalho na Relação Terapêutica
A proposta desta Formação em Trauma totalmente em português é oferecer uma aprendizagem cumulativa e integradora, por ser um programa de treinamento abrangente e atualizado neste modelo.
- O Nível 1 consiste em 10 módulos mensais de 8 horas (aos sábados) por ano letivo, e uma monitoria mensal de 2 horas de duraçao.
- Com o objetivo de obter um elevado desempenho nas horas letivas, serão recomendados vários livros de leitura “obrigatória” e será enviado ao aluno material de estudo prévio através da plataforma Moodle. Desta forma, as aulas podem ser mais inclusivas e proveitosas.
- Nas aulas online, as apresentações conceituais se alternam com demonstrações terapêuticas ao vivo, exercícios de reflexão individuais e grupais e a posterior explicação do processo ocorrido. As sessões são gravadas em vídeo e o participante tem a possibilidade de ouvi-las novamente quantas vezes desejar durante o curso e até um ano após o término do último módulo.
- As demonstrações da terapia também são gravadas em vídeo para transcrição. Essas transcrições são enviadas aos alunos para estudo e análise durante o mês.
- Da mesma forma, são oferecida duas horas de monitoria após cada módulo do Nível I, ministrada por um dos docentes.
- Com todo esse material de apoio, o aluno pode aprender continuamente ao longo do ano, com um investimento mínimo de 10 workshop por ano.
Da mesma forma, abre-se espaço para a integração pessoal do terapeuta por meio de oficinas vivenciais e sessões de supervisão em grupo e individuais. Neste quadro, deve-se reconhecer que a integração é um processo no qual o terapeuta também deve estar envolvido. Trata-se de uma proposta de constante crescimento pessoal e formação continuada.
Um dos objetivos deste programa é desenvolver a integração teórica e o estilo pessoal do próprio participante na prática da psicoterapia. O princípio último é de que a capacidade de curar está no próprio cliente (o cérebro tem a capacidade de curar a si mesmo se construirmos as condições externas e internas apropriadas).
